QUEM SOMOS
 

Mulheres que apesar da dura jornada no mercado de trabalho e nas tarefas do cotidiano como esposas e mães, conseguem disponibilizar tempo em prol das causas sociais.

Mulheres que acreditam que podem colaborar para a diminuição das carências materiais e afetivas que atinge um grande número de pessoas na contemporaneidade.

Mulheres que não aceitam ficar assistindo de braços cruzados a destruição do nosso planeta cada vez mais divulgada nos meios de comunicação. Mulheres que acreditam que podem colaborar com a construção de um mundo melhor, diminuindo as diferenças sociais, através de projetos que possibilitem os menos favorecidos viver dignamente.

A Fraternidade Feminina é fundamentalmente constituída por esposas de Maçons que abraçaram os ideais de seus companheiros. Mulheres com o instinto guerreiro das espartanas movidas pelo senso de justiça e sensibilidade da mulher ateniense!      (Leila R. Induzzi)

 

BREVE HISTÓRICO


A Fraternidade Feminina foi criada pela Constituição do GOB em 1967, normatizada pela Lei nº 030 de 09/10/96 aditada e alterada pela Lei nº 0081 de 23/06/2005. É uma associação paramaçônica, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação.

 

O QUE É A FRATERNIDADE FEMININA


A FRATERNIDADE FEMININA não é uma Instituição Iniciática, nem uma “Maçonaria Feminina”. É uma Organização Paramaçônica, com personalidade própria, Estatuto, e ideário dos mais sublimes.

Normalmente as Fraternidades são formadas por esposas de maçons, sobrinhas e parentes de maçons. Senhoras e moças do convívio de maçons também podem se integrar.

A organização das Fraternidades Femininas tem sua representatividade em todos os níveis, a exemplo das Lojas Maçônicas, assim, existe uma organização Nacional, Estadual, Regional e Local (de cada Loja).

A Diretoria Nacional, as Diretorias Estaduais e os Grão-Mestres Estaduais, estão desenvolvendo todo o apoio necessário para o fortalecimento das Fraternidades Femininas. Entende-se que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres. Elas são instrumentos de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.

Através do cadastro das Fraternidades e dos relatórios de suas atividades, poderá ser identificado o trabalho que está sendo realizado em todo o país pelas Fraternidades Femininas, pleiteando novos apoios.

As atividades femininas numa Loja Maçônica conscientizam os maçons do papel da mulher na educação, saúde, união e presença cristã nos lares.

Os maçons devem incentivar as mulheres a organizar a Fraternidade Feminina dentro da uma Loja Maçônica, sempre apoiada e em consonância com o Venerável e os membros do Quadro, passando a dar suporte e motivação ao trabalho das causas sociais, como APJ, Maçonaria Contra as Drogas, assistência social e beneficência.

 

VOLTAR

 
.

Rua Muniz Freire, 117 - Cidade Alta - Vitória - ES - CEP: 29015-140 
   e-mail:contato@frafemes.com.br  

© Copyright - Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul - Vitória - ES - Brasil - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por ARCO Informática
- www.arcoinformatica.com.br
Ir.: Daladyer W. Borges Morandi - daladyer@gmail.com